Conheça

Fachada da Igreja, 2020

A Congregação Presbiteriana da Cohama nasceu em dezembro de 2010, sob a iniciativa do conselho da Igreja Presbiteriana do Renascença (IPR). O Rev. Ilmar Almeida, pastor efetivo da igreja, investiu na formação de uma equipe pastoral que pudesse plantar igrejas na cidade de São Luís (MA). Até o momento, ele exercia o ministério, auxiliado pelo Rev. Cleomárcio Lima. Chegaram, naquele período, os Revs. Adenauer Lima, Allen Porto e Emilio Azevedo. Designados para bairros diferentes da cidade, coube ao Rev. Cleomárcio cuidar desta congregação em seu início.

Os primeiros encontros se deram na residência do Pb. Fabiano Montenegro, no Cohaserma. Ali o grupo se reunia todas as sextas para estudo bíblico e oração. Após algum tempo, a congregação pôde alugar uma casa no bairro próximo, o Cohajap. Esta também funcionava como a residência do Rev. Cleomárcio Lima e sua família.

Em 15 de novembro de 2012, um novo contrato de locação foi assinado. Agora a congregação seria localizada no bairro da Cohama, próxima a uma escola, uma praça e muitas residências – um bairro tranquilo, habitado por muitos idosos, mas ao mesmo tempo experimentando impressionante crescimento, com a chegada de centros comerciais e supermercados. É nesse local que estamos até hoje, pela graça de Deus.

Em outubro de 2013, o Rev. Cleomárcio Lima aceitou convite para pastorear outra igreja presbiteriana da cidade, e coube ao Rev. Allen Porto – que cuidava da congregação no bairro do Araçagy – liderar o projeto. O grupo que plantava a igreja no Araçagy se uniu ao da Cohama para contribuírem com o projeto.

Entre os anos de 2013 e 2017, o trabalho cresceu e se consolidou, mantendo suas cinco marcas como igreja: reformada, missional, contemporânea, educativa e voltada para o coração; além de cultivando os 3Hs nas suas relações pessoais: humildade, honestidade e hospitalidade. O Senhor abençoou a congregação nesse período, sob o cuidado do Rev. Allen Porto, até que ao final de 2017 ele aceitou convite para ser pastor auxiliar em uma igreja presbiteriana no Estado de São Paulo.

Painel (interno)

No ano de 2018, os Revs. Tarcísio Carvalho (pastor titular da Igreja Presbiteriana do Renascença (IPR), igreja-mãe da congregação, então) e Adenauer Lima, de maneira mais direta e por maior tempo, pastorearam a Congregação da Cohama. Foi um período importante, com a consolidação e formalização das sociedades internas e o recebimento de muitos novos membros.

Ao final de 2018, com a ida do Rev. Adenauer Lima para o doutorado nos EUA, o conselho da IPR convidou o Rev. Bruno Souza, que ficou a frente do trabalho, conduzindo a congregação ao longo de 2019. Novamente, o Senhor usou seu servo fiel no trabalho, levando a congregação a continuar seu crescimento, a consolidar suas sociedades internas, a desempenhar novos projetos (como o desenvolvido em parceria com o MPC na Escola Maria Firmina Reis) e a seguir no seu foco de aconselhamento e acompanhamento mútuo. Próximo do final do ano, o Rev. Bruno Souza aceitou convite para ser pastor auxiliar, também no Estado de São Paulo, ao lado de um de seus mentores de seminário. Dessa vez, o então seminarista Paulo Ricardo (hoje licenciado) foi convidado para cuidar da congregação, iniciando no mês de dezembro seu ministério como responsável pelo pastoreio e ensino.

Muitas foram as reviravoltas, mudanças e transições, é verdade. Nisso tudo, percebemos o cuidado de Deus e vemos como tudo cooperou, debaixo da Providência divina, para que no final de 2019, no dia 17 de dezembro, fosse possível a organização da, agora, Igreja Presbiteriana da Cohama (IPC). Foram eleitos os oficiais: presbíteros Fernando Melo, Cauê Oliveira e Lucas Guará, além dos diáconos Claudeir Veras e Thiago Reis, o conselho foi constituído e, por fim, todo o processo foi homologado no Presbitério Norte do Maranhão (PNMA), no mês de janeiro de 2020. O Rev. Alan Rennê foi designado pelo PNMA para dar os atos pastorais na igreja, enquanto o Lic. Paulo Ricardo aguarda a sua ordenação servindo como obreiro à frente dos trabalhos da IPC.

Seguimos nessa jornada confiando naquele que, de fato, é o Senhor da Igreja, nosso bondoso pastor, Jesus Cristo. A Ele seja dada toda honra, glória e louvor, pelos séculos dos séculos! Amém!

 

Irmãos presentes no dia da organização da Igreja